O Centro Cultural Convento de S. José recebe no próximo dia 03 de junho, pelas 09h30, as Conferências Casa da Cidadania: “A EVOLUÇÃO DOS REPERTÓRIOS DE AÇÃO COLETIVA NO SÉCULO XIX”, com um programa que se prolonga até às 17h00.
Sinopse: No âmbito do ciclo de conferências da Casa da Cidadania e do ciclo de encontros da Organização, Ação e Pensamento Social nos 150 anos da Fraternidade Operária, o Município de Lagoa irá realizar um colóquio intitulado “A EVOLUÇÃO DOS REPERTÓRIOS DE AÇÃO COLETIVA NO SÉCULO XIX” no dia 3 de junho, das 9h30 às 17h00 no Centro Cultural Convento de S. José.
Em 1872, José Fontana e Antero de Quental, depois de um mítico encontro no Tejo com os internacionalistas espanhóis Anselmo Lorenzo, Tomás Morago e Francisco Mora, estiveram envolvidos na fundação da Fraternidade Operária, uma federação de organizações de novo tipo, designadas de associações de resistência, que organizaram o primeiro surto grevista em Portugal.
Naquele mesmo ano, o jornal porta-voz da nova estrutura, o Pensamento Social, publicou os debates e as resoluções do Congresso de Haia da Associação Internacional Trabalhadores.
A resolução dos trabalhadores fundarem Partidos políticos autónomos defendida por Karl Marx e apoiada pela secção portuguesa, determinou a rotura com a fação federalista, liderada por Mikail Bakunine e com significativo enraizamento em contexto espanhol.
Este processo tem repercussões relevantes e duradouras na evolução dos movimentos sociais ibéricos, no que respeita à organização, ação e pensamento.
Será aprofundada a discussão em torno destas três dimensões em três encontros que terão lugar em Lisboa, Vila Nova de Famalicão e Lagoa.Aceite o convite e assista a esta conferência, na próxima sexta-feira, no Centro Cultural Convento de S. José ou em direto na LagoaTV
Programa:
09:30 – 10:00
Sessão de Abertura: Luis Encarnação, Presidente da Câmara de Lagoa, e Joana Dias Pereira, Membro da Direção do IHC
10H-12H
Mulheres trabalhadoras e associativismo (1867- 1935)
Virgínia Baptista – HC – Nova FCSH/IN2PAST
Um repertorio para cada ocasión: Formas de protesta nuevas y conocidas en las reivindicaciones de la trabajadoras españolas (1870-1920)
Marta Del Moral Vargas– Univricidad Complutense de Madrid
Os repertórios de ação coletiva do movimento feminista
Célia Taborda Silva – Universidade Lusófona do Porto
Comentario de Irene Vaquinhas – CHSC – Universidade de Coimbra
14H- 17H
A petição e o movimento operário: entre o patronato e o Estado
Diego Palacios Cerezales – Univricidad Complutense de Madrid
Os reportorios da ação coletiva popular sob a bandeira do contra-revolução (1823 – 1834)
Alexandra Lousada – CH – Universidade de Lisboa
Apresentção da base de dados do Museu da Cidadania
Paulo Lima – Camâra Municipal de Lagoa
Comentario de Fátima Sá – CIES – Iscte-IUL